Projeto Verão 2023: Emsurb intensifica fiscalização de permissionários e equipamentos turísticos

Serviços Urbanos
11/02/2023 20h43

O Projeto Verão 2023 entra em seu segundo dia, neste sábado, 11, e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensifica o trabalho de fiscalização para assegurar a organização dos estabelecimentos comerciais e pontos turísticos situados nas proximidades da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia. 

Para esta ação, 32 servidores da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), divididos em três turnos, estão mobilizados desde o primeiro dia de festa, com o propósito de monitorar e supervisionar atividades comerciais licenciadas e monumentos dispostos na Orla da Atalaia, Orla Pôr do Sol e faixa de areia.

"No que se refere aos 14 permissionários, alocados na região da Praia da Cinelândia, as instruções serão referentes à proibição de utilização de mesas e cadeiras, fora da rotina habitual de seus estabelecimentos, bem como a proibição de venda de bebidas na parte externa dos mesmos", explicou o diretor da Diropa, José Olino de Castro.

Proprietário de um food truck estacionado próximo ao estacionamento da Cinelândia, o comerciante Ronaldo de Jesus elogiou a forma como a administração municipal está conduzindo a organização dos permissionários. “As regras são importantes e as orientações passadas pelos agentes necessárias, pois é uma forma de não atrapalhar a circulação de pessoas que transitam no calçadão. Além disso, auxiliar a gente a vender com tranquilidade e sem transtorno", pontuou.

José Olino explicou que a atividade de fiscalização dos agentes da Diropa engloba, também, os principais pontos de visitação e monumentos presentes na região da praia da Cinelândia, a exemplo da réplica gigante do Caranguejo e a obra de arte "Formas e Cores", do artista plástico Joubert Moraes, ambas situadas nas imediações do Projeto Verão 2023.

"A equipe tem repassado informações e instruções aos visitantes e turistas sobre os principais pontos turísticos e monumentos da Orla", ressaltou.

De acordo com o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, a atenção da  administração municipal volta-se, ainda, a preservação dos bens públicos localizados nas imediações do evento. 

"Vale destacar aqui o apoio que a equipe da Emsurb tem recebido da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) para o monitoramento e asseguramento destes locais. Até a tarde deste sábado, nenhum caso de dano ao patrimônio público havia sido constatado", informou Bruno.

Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.