Marcada por uma vasta programação esportiva, cultural e musical, a edição 2023 do Projeto Verão ganha destaque, também, na limpeza e na organização assegurados por meio do apoio logístico oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Hoje cedo a Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro, foi palco das atividades esportivas aquáticas, mas antes mesmo dos atletas chegarem o grupo de fiscais da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa) já deixaram tudo organizado para receber os visitantes e competidores. Na praia da Cinelândia, os cuidados foram os mesmos. Seja de dia ou a noite, quem frequenta os espaços destinados ao projeto faz questão de elogiar limpeza e organização.
Morando na capital sergipana há 12 anos, Márcia Mariano, que curtiu as atrações da segunda no noite do Projeto Verão, destacou a comodidade e organização da área do evento. "Desde que cheguei em Aracaju, venho curtir essa festa maravilhosa. É incrível como o trabalho de limpeza é desempenhado de forma que logo cedo tudo esteja em ordem. A organização dos ambulantes também chamaram a minha atenção. Quero parabenizar o prefeito e todos os trabalhadores responsáveis pela higienização e organização", elogiou a paulista.
A jovem Izys Carolline pontuou a estrutura disponibilizada pela empresa municipal. "O que me chamou atenção é que as lixeiras para o descarte de resíduos estão bem posicionadas, os do comércio ambulante muitos bem organizados, além da preocupação dos agentes de limpeza em manter tudo em ordem. Isso é ótimo porque deixa o local agradável para todos", acrescentou a residente de Nossa Senhora do Socorro.
Entre os frequentadores satisfeitos com a organização estava Hellen Sandis, natural de São Paulo e residente na capital. “Achei tudo muito bem organizado e muito limpo esse ano. Está aprovado o trabalho realizado pela equipe da Emsurb”, comentou ela acompanhada da sua filha Sofia.
Equipes
Para promover manutenção da limpeza, a diretoria operacional (Diropa) da Emsurb conta com o suporte de cerca de 150 agentes, além dos 120 contentores em formatos de ilhas, três caixas estacionárias e duas PEVs, distribuídos estrategicamente para o descarte do lixo.
Já a organização do comércio ambulante, assim como a ocupação do espaço público, é monitorada por 40 fiscais, divididos em turnos, da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa).
Para assegurar a organização dos estabelecimentos comerciais licenciados e pontos turísticos, situados na região do Projeto Verão, a Empresa Municipal mobilizou 32 servidores da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa).
“Todo o nosso planejamento foi executado pensando na comodidade das pessoas, sejam elas permissionários, ambulantes ou que prestigiam a festa de alguma forma”, explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.