Prefeitura intensifica limpeza de canais na capital

Serviços Urbanos
06/03/2023 18h34

Março chegou e a capital já tem, só este ano, 30 canais limpos, numa operação realizada em caráter preventivo, considerando, inclusive, um possível aumento no índice de chuvas que costumam chegar durante este mês. Desde os primeiros dias do ano, o trabalho começou a ser intensificado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), visando deixar a cidade limpa e preparada.

Nesta segunda-feira, 6, um dos pontos atendidos foi o canal situado na região do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. Durante a operação, que deve durar por aproximadamente 20 dias, equipes agem, prontamente, na remoção de sedimentos e do excesso de lama, possibilitando maior vazão da água. De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop), o trabalho, que é feito com uso de uma máquina escavadeira hidráulica, objetiva facilitar o escoamento, mantendo a regularidade no fluxo do canal e na rede de drenagem da localidade. 

“É um período em que já existe toda uma atenção do poder municipal para o que ficou conhecido como ‘águas de março’. Então, desde o início do ano, são reforçados não apenas os trabalhos diários, como também o monitoramento por toda a cidade, o que viabiliza um cronograma muito mais assertivo e que é efetivado sempre de domingo a domingo”, pontua o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Ao todo, Aracaju tem 85 canais que recebem a ação de limpeza constante da Emsurb. Hoje, além do Jabotiana, o trabalho foi realizado também em canais situados na rua Comandante Miranda e no conjunto Almirante Tamandaré (Santos Dumont); no loteamento Aninhas (Farolândia), na travessa Iracema (Japãozinho) e bairro 17 de Março, todos recebendo o serviço de limpeza manual. 

Os canais da Prainha e do conjunto Marivan (Santa Maria), e Copacabana (Japãozinho), receberam o serviço de limpeza pelo método mecanizado. Já por meio do método de barragem móvel, os canais da travessa Iracema, (Japãozinho), e do canal da avenida Francisco Moreira, no conjunto Ponto Novo, (Luzia), receberam a ação de limpeza da Emsurb. Na programação, a ação continua este mês com mais dez canais da capital.

Outras ações 

A Emsurb implantou ainda a fixação de ecobarreiras em oito canais que cortam diversas regiões da capital. As ecobarreiras representam uma opção ecologicamente correta para substituir as atuais telas de contenção, e são utilizadas pela empresa municipal para a limpeza de canais revestidos, fazendo toda a diferença na retenção de resíduos, que se não removidos da forma mais eficaz possível, geram toda uma cadeia de problemas que começam pela obstrução das galerias.

Aracaju já conta com oito ecobarreiras instaladas nos canais das avenidas José Conrado de Araújo (Industrial), Salatiel Santana (Olaria), Anísio Azevedo (13 de Julho), no conjunto Almirante Tamandaré (Santos Dumont), avenida Airton Teles (Santo Antônio), conjunto Médici, (Luzia), travessa Iracema (Japãozinho) e no canal do Tramandaí (Jardins).