Serviços de limpeza e monitoramento são reforçados pela Emsurb no período de chuvas

Serviços Urbanos
20/03/2023 17h10

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju segue, de forma ostensiva, executando atividades que visam a reduzir os impactos causados pelas chuvas que chegam à capital neste início de semana. Segundo dados da Defesa Civil do município, em março, os pluviômetros do sistema ClimAju já registraram um volume de água superior em 170% da média histórica de todo o período, passando de 73,3 para 198 milímetros. 

Conforme cronograma da Diretoria de Operações (Dirop), os trabalhos começaram ainda na manhã desta segunda-feira, 20, com a limpeza e recolhimento de algas marinhas na faixa de areia de praias da Coroa do Meio, Atalaia e Mosqueiro. Popularmente conhecido como sargaço, o material de origem orgânica chega à costa como resultado da combinação entre maré alta e a intensidade de correntes marítimas. 

Outro trabalho intensificado nas últimas horas diz respeito à limpeza de canais, incluindo o monitoramento feito por equipes técnicas da diretoria que, de modo estratégico, observam o nível e o escoamento das águas pluviais, com maior atenção às áreas de maior vulnerabilidade e/ou histórico de alagamentos. Já a remoção de resíduos ocorre em pontos como a avenida José Rodrigues Sobrinho, ruas Rosa Azul e Prainha (Santa Maria); Largo da Aparecida (Jabotiana) e canais dos conjuntos Lourival Batista (Novo Paraíso) e Médici (Luzia). 

“Até o momento, nenhuma ocorrência foi reportada nestes ou em outros canais vistoriados. Continuaremos com este reforço operacional pela cidade, à medida que permanecer o alerta emitido pela Defesa Civil de Aracaju”, salienta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

No planejamento excepcional para o período conhecido como ‘águas de março’, uma atuação ainda mais acentuada da empresa municipal fica por conta também dos serviços envolvendo a apreensão de animais soltos em vias e áreas públicas, o que causa risco maior de acidentes em razão da baixa visibilidade, tal como a situação de troncos e árvores que recebem reforço em seu monitoramento, devido à passagem de ventos fortes.

No primeiro deles, equipes do Centro de Apreensão de Animais da Emsurb, a partir de rondas programadas, resgataram, até o momento, três equinos em regiões da zona Sul da capital. Já no acompanhamento das arbóreas, conforme registrado pelo coordenador de podação, Renato Aragão, “galhos chegaram a cair em alguns trechos da cidade, mas sem nenhum tipo de incidente ou dano”.