Defesa Civil atendeu 26 ocorrências no período de alerta de chuvas

Defesa Civil
22/03/2023 19h54

No final da tarde desta quarta-feira, 22, chegou ao fim o período de alerta para chuvas moderadas e maré alta em Aracaju. A Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, atuou no atendimento de ocorrências, no monitoramento de áreas sensíveis aos efeitos dos fenômenos naturais e na prevenção contra riscos.

Em 72 horas, os pluviômetros da capital registram acumulado de 114,8 milímetros de chuva, sendo 87,1 milímetros em 48h. Nesse período, as precipitações ocorreram na forma de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte.

Foram registradas 26 ocorrências, das quais uma referente a desabamento e 18 relacionadas a riscos estruturais, com chamados provenientes dos bairros Santa Maria, Marivan, Centro, Cidade Nova, Suíssa, Porto Dantas, São José, Santo Antônio, Dom Luciano, Olaria, Inácio Barbosa e bairro Industrial. As demais situações estiveram relacionadas a risco de queda de árvore e alagamentos.

Das ocorrências atendidas, cinco delas resultaram em interdição dos imóveis, com 12 pessoas realocadas para a casa de parentes ou amigos. A Assistência Social realizou o acolhimento necessário e adotou as providências cabíveis para cada situação.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que as chuvas devem ocorrer com menor intensidade, a partir da quinta-feira, 23. "O alerta se encerra hoje e seguimos monitorando as atualizações dos Centros de Meteorologia. Até o momento, não há indicativo para envio de novo alerta, mas permanecemos em atenção para adotar as providências que sejam necessárias, de forma coordenada com os demais órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju", frisou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, com o grande volume de chuva dos últimos dias, as equipes reforçam o monitoramento nas áreas de risco. "Estamos atentos aos impactos provocados pelas chuvas, especialmente, nas localidades com risco de deslizamento de terra. Essa atenção ocorre de maneira preventiva", destacou.

Serviço emergencial 199

A linha telefônica do serviço emergencial 199, da Defesa Civil de Aracaju, que estava inoperante devido a problemas técnicos, voltaram a funcionar normalmente após reparo feito pela operadora.

O serviço está disponível 24h para atendimento à população, que deve solicitar uma avaliação de risco diante de situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encosta de morro, risco de desabamento, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras, risco de queda de árvore, alagamentos ou inundações.

Maré alta

As equipes monitoraram, também, os impactos ocasionados pela maré de 2,3 metros, entre a segunda e quarta-feira, 20 a 22. Nas localidades historicamente impactadas pelo fenômeno houve atuação integrada da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Defesa Civil, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Houve desvio no trânsito, na avenida Acrísio Cruz, no bairro 13 de Julho, nos horários de pico da maré, assim como, foram intensificados os trabalhos de limpeza do sistema de drenagem urbano.