Em Aracaju, Troféu Brasil de Ginástica Artística reúne atletas de todo o país

Juventude e Esporte
13/04/2023 17h38

Nesta quinta-feira, 13, o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, localizado no bairro Treze de Julho, zona Sul de Aracaju, recebeu o primeiro dia de competições do Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística, realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica Artística (CBG), com o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado.

Durante a manhã, foi realizada a etapa classificatória do salto sobre a mesa, barras assimétricas, solo, cavalo e argolas, cuja final acontece no próximo sábado, dia 15, a partir das 10h.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, ressaltou a satisfação por ver a capital recebendo atletas da ginástica artística, de renome nacional e internacional, além de sediar um evento importante na caminhada pré-olímpica.

“Aracaju, sem dúvida alguma, é a casa da ginástica brasileira. É uma felicidade indescritível saber que, com o apoio Prefeitura, por meio da Sejesp, esse evento está sendo realizado e estamos possibilitando aos nossos cidadãos a vivência de ver de perto uma competição de alto nível, cheia de atletas que são referência. Em ocasiões como essa, além de fortalecermos o esporte, podemos despertar nos nossos jovens a vontade de se inserir na prática esportiva e fazê-los acreditar que é possível”, desatou o gestor

Na ocasião, o diretor geral da CBG, Ricardo Resende, mostrou-se alegre por iniciar o ano de competições da ginástica artística em Aracaju, que é a sede da Confederação, e como foi fundamental essa parceria com a Prefeitura para a realização do evento. 

“Sem o apoio da Prefeitura seria impossível dar toda essa estrutura, essa logística, para que os atletas tivessem as melhores condições para performar. A Prefeitura foi uma grande parceira e, com certeza, está sendo um evento de sucesso, que destaca a nossa capital no cenário esportivo nacional”, disse o diretor.

O evento reúne 68 atletas, de oito estados brasileiros, que estão buscando uma vaga na equipe da seleção para brasileira que disputará as Olimpíadas de 2024.

Dentre eles, está a renomada ginasta Jade Barbosa, que participou das Olimpíadas de 2008 e 2016, ficando de fora de Tóquio 2020 por motivos de lesão, e está em busca de sua terceira participação, iniciando esse processo por vaga na competição realizada em Aracaju. 

A atleta ressaltou como este evento, na capital sergipana, populariza o esporte na cidade e incentiva a participação de jovens.

“Quando você demonstra que tem uma estrutura excelente de aparelhos, uma competição bem organizada, aberta ao público, com alcance nas redes sociais, com transmissão, você consegue alcançar muito mais jovens. Então, é muito de motivar, passar os valores e conseguir agregar mais ginastas, porque, por mais que aquele jovem, aquela criança, [que eles] não sejam campeões olímpicos, não sejam medalhistas mundiais, serão campeões da vida”, destacou a ginasta.

A competição ainda acontece nesta sexta, 14, com mais uma etapa classificatória, e durante o final de semana, com as finais.