Serviços de limpeza pública garantem mais qualidade de vida aos aracajuanos

Serviços Urbanos
14/04/2023 09h00

Morador há 40 anos do bairro Coroa do Meio, na zona Sul de Aracaju, o aposentado João Batista Costa, 81, reflete em seu olhar a sabedoria de quem compreende a importância da limpeza, seja da cidade ou da sua própria residência. “Eu sempre busquei manter a limpeza dentro do meu lar e visualizar essas pessoas limpando as ruas é muito gratificante e vantajoso, principalmente para a fluidez das águas nesses córregos, graças à retirada desses matinhos”, diz. 

O trabalho de limpeza pública referido por João é desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que atua no gerenciamento de diversas ações de limpeza e manutenção da capital. Para esse fim, a empresa municipal dispõe de equipes para manter cada espaço arejado e limpo. No bairro Coroa do Meio, esta semana tem mutirão de limpeza, com ações rotineiras de higienização das áreas verdes que favorecem os moradores com os trabalhos de capinação. 

Todos os dias, 32 equipes, com 352 agentes, atuam nas áreas públicas da capital nos serviços de capinagem, roçagem, varrição e limpeza de canais. Outro ponto que também recebeu a intensificação dos serviços da Emsurb, nesta semana, foi a avenida Visconde de Maracaju, na zona Norte e o bairro 17 de Março, na zona Sul.

O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, explica os benefícios desse serviços para a população. “Para além do visual, a cidade fica mais limpa. Em destaque, temos a capinação, uma ação realizada principalmente para evitar o acúmulo de água, lixo e, consequentemente, a proliferação de mosquitos e insetos. Outro ponto que vale a pena ressaltar é a desobstrução de sarjetas, com a finalidade de promover mais limpeza urbana e a melhoria na qualidade de vida para os aracajuanos”, detalha. 

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a força-tarefa efetuada nos últimos dias ainda contribui para a prevenção de focos de pragas e vetores urbanos. “Temos uma preocupação de contribuir no combate ao transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e, com isso, o foco é intensificar as ações durante este período, toda semana temos esse serviço em todas as áreas da capital, de acordo com a nossa escala”, explica. 

A preocupação também é de Maria Clemilda dos Santos, 52, dona de casa. Ela considera que a limpeza urbana é uma ação importante. “Eu acho muito bom quando as equipes vêm para as ruas do meu bairro, pois os trajetos ficam ainda mais limpos e há uma mudança clara no ambiente. Chega dá gosto de fazer uma caminhada e conversar na porta, pois ameniza muitos problemas e traz mais qualidade para todos que moram por aqui”, comenta. 

A Prefeitura de Aracaju entende que a cidade limpa é sinônimo de qualidade de vida. Para manter a essência e beleza da capital, a limpeza é fundamental, afinal, uma área bem cuidada favorece um espaço de conforto para os moradores, tanto os mais velhos quanto os mais jovens.