Defesa Civil de Aracaju participa de Curso de Operações e Gestão de Desastres

Defesa Civil
18/04/2023 17h12

Nesta terça-feira, 18, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou do Curso de Operações e Gestão de Desastres (COGED) realizado pela Superintendência Especial de Proteção e Defesa Civil (Supdec), na Secretaria Municipal de Educação do município de Riachuelo. A formação objetiva preparar os municípios para o enfrentamento aos eventos adversos, a partir de procedimentos articulados e padronizados.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, salienta que a capacitação vai ajudar nos atendimentos às ocorrências. "Todo aprendizado é importante na resposta a um evento adverso. Nesse caso específico, o curso tem o intuito de preparar os agentes da Defesa Civil para responder da melhor maneira possível a um evento adverso, de modo que possamos otimizar as ações e os serviços que serão prestados", afirma. 

A organização do evento dividiu os municípios sergipanos por regiões, a fim de abarcar todo território estadual. As cidades que compõem a Grande Aracaju foram as primeiras a serem capacitadas, em seguida, os demais municípios também serão treinados. Até o próximo dia 11, o curso será ofertado em Estância, Tobias Barreto, Divina Pastora, Brejo Grande, Itabaiana, Gracho Cardoso e Monte Alegre.

O integrante da Defesa Civil da capital Bruno Martins ressalta os benefícios do método empregado durante o curso. "Acho que esse curso é de muita valia porque, além da parte teórica, onde é explicado sobre a gestão e desastres, realizamos uma atividade prática, na qual foi sugerido aos participantes alguns cenários de desastres e, a partir dali, simulamos estar em campo fazendo o levantamento da situação de cada casa, coletando o relato das vítimas e passando para um posto de comando. Conseguimos vivenciar, mesmo que por algumas horas, a experiência de gerenciamento de desastres, que é de muita importância para nós da Defesa Civil", avalia Bruno.

Já para Ruan Figueiredo, que também faz parte da equipe de Defesa Civil na capital, a participação no curso contribui para aprimorar os conhecimentos. "O curso tem o intuito de melhorar o atendimento da Defesa Civil a respeito dos desastres, tanto no que diz respeito à solicitação de recursos, quanto na questão de atendimentos às ocorrências, com prevenção, mitigação e resposta", comenta.