A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem como premissa manter a cidade limpa e com serviços que atendam as demandas de cada região, assim atua de forma sistemática e planejada para manter a limpeza urbana em dia. A cidade conta com serviços em diversas frentes de trabalho que, no dia a dia, se tornam fundamentais para a organização dos espaços. Ao todo, 1.473 trabalhadores operam em ações por toda a capital.
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, conta que todo o trabalho voltado para a limpeza urbana é baseado em planejamento. “Todos os processos são planejados de acordo com a necessidade de cada região, a exemplo de que existem bairros que são mais pavimentados e mais urbanizados, e outros em que ainda há trechos com menos pavimentação, portanto, cada um necessita de serviços próprios para atender às suas demandas específicas”, explica.
Todas as regiões da cidade recebem equipes das diversas frentes de limpeza, como coleta de lixo, varrição, capinação e manutenção de canais. As áreas que recebem maior fluxo de pessoas, como as orlas, parques e o Centro da cidade, recebem limpeza diurna e noturna, além de um monitoramento mais intensificado.
A coleta de lixo domiciliar é um dos serviços prioritários que, hoje, alcança 99% das residências de Aracaju.
“Com a cidade limpa, é garantido mais segurança para a saúde pública, maior resiliência durante o período de chuvas com a manutenção preventiva dos canais e economia, pois quando a coleta funciona, não é necessário gastar dinheiro público para conter o descarte irregular”, frisa Bruno.
Ecoponto
O ecoponto é um local para descarte voluntário, ou seja, qualquer cidadão pode levar os resíduos do lixo doméstico seco, como plástico, vidro e ferro, descartes eletrônicos, pequenos volumes de descarte de construção, além de móveis velhos, pneus e podas de árvores.
É um elemento importante para a solução do descarte irregular, os ecopontos estão espalhados em seis locais de Aracaju: Bairro Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont, 17 de Março, Inácio Barbosa e Ponto Novo, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Cata-treco
Este programa segue uma programação semanal e tem como objetivo recolher materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço nos quintais dos cidadãos e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade.
A população também pode solicitar o recolhimento de objetos fora da programação. “É preciso agendar com a equipe responsável. A comunidade pode entrar em contato pelo telefone (79) 3021- 9914 e os encaminhamentos necessários serão dados”, completa Bruno.
Inovação
Além das ações cotidianas, a Emsurb busca, ainda, soluções inovadoras para cuidar da limpeza da cidade, como os ecobueiros e ecobarreiras. Esses equipamentos servem para filtrar o lixo descartado em locais indevidos e, assim, prevenir a poluição de rios e mares, além de impedir que, durante os períodos de chuva, a cidade sofra com alagamentos e inundações que ocorrem por conta do lixo descartado de forma inadequada.
Os ecobueiros são instalados na capital desde abril de 2022 e as ecobarreiras começaram no final do ano de 2023. Ambos são alocados em regiões com maior índice de descarte irregular, essa medida tem como base de estudos uma parceria entre a Emsurb e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
“São alternativas inteligentes que trouxemos para auxiliar no processo de contenção de resíduos, as ecobarreiras contêm os resíduos dos canais, no caso, a macrodrenagem, e os ecobueiros evitam a obstrução da microdrenagem. Essas iniciativas têm um impacto ainda maior no período de chuva,” pontua o gestor.
O presidente da Emsurb destaca que, mesmo com todos os serviços ofertados, é preciso colaboração da população. “Principalmente no que diz respeito ao descarte correto do lixo. Essa atitude simples tem uma importância muito grande e reforçamos o pedido de colaboração constante para mantermos a cidade limpa e organizada”, ressalta.