Obras e Urbanização

Edvaldo prestigia posse do reitor da Universidade Federal de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
22/11/2008 11h37

O professor doutor Josué Modesto dos Passos Subrinho foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para exercer o segundo mandato no quadriênio 2008-2012, em concorrida solenidade na noite da última sexta-feira, no auditório da reitoria do campus de São Cristóvão. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, prestigiou o ato de posse e destacou o processo de expansão universitária e de interiorização do conhecimento deflagrado pela atual administração.

"A gestão liderada pelo professor Josué foi responsável por marcos importantes na história da universidade, que se abriu cada vez mais para o conjunto da população e fez uma política de expansão nunca vista antes, ampliando o número de vagas, criando novos campos e aumentando a estrutura física. Outra conquista significativa foi a implantação das cotas para possibilitar que estudantes oriundos escola pública pudessem ter maior acesso ao ensino superior público e de qualidade", ressaltou o prefeito.

Segundo Edvaldo Nogueira, o excelente desempenho do atual reitor na condução do crescimento da UFS tem dando uma contribuição decisiva para o desenvolvimento de Sergipe. "Essa gestão repleta de êxito recoloca a universidade num patamar importante para o fortalecimento cultural, econômico e tecnológico do Estado, assim como para e integração entre a universidade e a sociedade. A comunidade acadêmica mais uma vez soube reconhecer a estirpe, o dinamismo e a inteligência do professor Josué", destacou.

Josué Subrinho foi reeleito em junho desse ano, ao lado do vice-reitor Ângelo Antoniolli, com 4.640 votos, contra 1.740 da chapa concorrente. No último dia 12 o ministro da Educação, Fernando Haddad, promoveu a recondução de ambos ao comando da instituição. As grandes conquistas nos últimos quatro anos foram o crescimento da oferta de vagas de 2.010 para mais de 8.500 - algo em torno de 342% -; dos cursos de graduação (41) e de educação à distância (oito); dos cursos de mestrado e doutorado, passando de oito para 18 e de um para seis, respectivamente; e a formação de doutores, que avançou de 460 para 625.

Em seu discurso, o governador Marcelo Déda lembrou a bem-sucedida parceria entre a UFS e o Governo Estadual para a construção de um campus da saúde no município de Lagarto. Como contrapartida à União, Sergipe ofereceu o terreno e a participação nos custos de implantação do projeto. "Nasce agora uma nova fronteira a ser desbravada numa parceria inédita do Estado com essa universidade. Esse novo campus avançado vai possibilitar a criação de um extensão dedicada à formação de profissionais de saúde. É a universidade discutindo seu futuro pari passo com o futuro do de Sergipe, num projeto de governo que quer interiorizar o desenvolvimento", pontuou.

O reitor apresentou um balanço dos números mais significativos do relatório de gestão apresentado recentemente ao Ministério da Educação. "As pessoas e instituições precisam construir uma história para dar coerência aos seus atos. É justamente com essa preocupação que devemos encarar o último quadriênio da Universidade Federal de Sergipe e indagar qual foi o significado mais profundo das ações desenvolvidas. Acreditamos que o quadrimestre hora encerrado se caracterizou por uma imensa aceleração das realizações e transformações estruturais quando comparadas com períodos antecedentes", enfatizou.

Currículo

Josué Modesto dos Passos Subrinho possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Nasceu em Ribeirópoles (SE), fez carreira na universidade, ascendendo de bibliotecário à condição de reitor eleito pela comunidade acadêmica, e teve o empreendedorismo e a ousaria necessárias para deflagrar o processo de expansão universitária e de interiorização do conhecimento, com a criação de um núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos campos de Laranjeiras e Itabaiana.

Presenças

Participaram da solenidade os secretários de Estado José Fernandes Lima (Educação), Luiz Alberto (Cultura); Jorge Santana (Desenvolvimento Econômico) e Ana Lúcia Menezes (Desenvolvimento Social); o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto Andrade; o presidente do SergipeTec, Theófilo de Miranda; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Ibarê Dantas; e o presidente da ITPS Sergipe, Patrocínio Hora.

Também prestigiaram o evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secional Sergipe (OAB/SE), Henri Clay Andrade; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Antônio Góes; a superintendente da Fundação Aperipê, Indira Amaral; o superintendente regional do Banco do Brasil, Neirin Goulart Duarte; o diretor-presidente da Norcon, Tarcísio Teixeira; o diretor-presidente da Unimed, Adelson Chagas; o deputado estadual Wanderlê Correa; além dos conselheiros administrativos e pró-reitores da UFS.