Saúde

Grupo de teatro visita Secretaria de Saúde

Saúde
05/07/2011 17h57

"Escuta! Escuta! Cuidar do outro faz bem. Escuta! Escuta! Cuidar do outro é cuidar de mim". Com essas estrofes, o Movimento Popular Escambo Livre de Rua entrou na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira, 4, e fez apresentações especiais para os servidores. "É através do teatro de rua, que é uma das ferramentas mais interessantes, didáticas e acessíveis para os mais diversos públicos, que a Educação Popular em Saúde pode ser transmitida para todos", ressaltou Murilo Andrade, Coordenador do Núcleo de Projetos Inovadores da SMS.

O grupo que visitou a secretaria está percorrendo o Brasil com o projeto ‘Escambo em Travessia ou Escambo em Travessura', trazendo na bagagem vasta experiência em teatro de rua e levando apresentações voltadas à Educação Popular em Saúde, que é um dos eixos da SMS. A Política Nacional de Humanização (PNH) sugere a utilização da linguagem artística como ferramenta de transmissão de informação.

"Seguindo indicações da PNH, a arte deve ser inserida na saúde a fim de provocar a reflexão sobre os processos de trabalho e as atitudes cotidianas. Aproveitamos a visita desse grupo a Aracaju e conseguimos que eles nos brindassem com uma breve intervenção na sede da SMS. É um modo diferente de anunciar e produzir sentido para as ações de Educação Popular em Saúde que a secretaria está promovendo cada dia com mais intensidade", afirma Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.

Parceria

A visita do grupo à secretaria foi viabilizada através de uma parceria entre o Núcleo de Projetos Inovadores da SMS e a ONG Movimento Popular de Saúde (Mops). De acordo com a coordenadora do Mops, Simone Leite, a visita foi muito importante para todos. "A ação teve o objetivo de quebrar a rotina, além de passar para os trabalhadores a ideia de que a saúde deve ser construída envolvendo cultura e arte. A consequência disso é a melhoria na qualidade de vida das pessoas", reforça Simone Leite.

Para Maria Ângela de Aragão, que trabalha na SMS executando serviços gerais, a iniciativa foi maravilhosa. "Todos foram pegos de surpresa e se contagiaram com a animação do grupo. A visita veio presentear os trabalhadores da Secretaria. A apresentação foi linda! Assim a gente se empolga para trabalhar", disse Maria Ângela de Aragão, animada com a visita do grupo de teatro de rua. 

História do grupo

O grupo iniciou suas atividades no Rio Grande do Norte há 20 anos. O projeto tem como objetivo a reunião dos artistas de teatros de rua, com a intenção de ampliar e fortalecer os laços culturais e o intercâmbio, de todos que fazem o teatro de rua no Brasil, realizando atividades conjuntas fortalecendo os grupos artísticos e suas comunidades. Hoje o grupo já está espalhado pelo Brasil.

Segundo um dos fundadores do Movimento, Ray Lima, a arte está ligada a transformações sociais, políticas e culturais, e é dessa forma que o grupo trabalha. "Nós buscamos difundir o teatro de rua, que tem como linguagem a livre expressão, denunciando mazelas, mas sempre trazendo perspectivas. O teatro de rua passa a informação de forma divertida. E é com essa intenção que o grupo está viajando o Brasil com o projeto ‘Escambo em Travessia ou Escambo em Travessura', que nada mais é do que a troca de experiências, objetivando a educação voltada para a qualidade de vida, o que culmina na saúde", disse Ray Lima.