Infraestrutura

Serviços da Emurb

Infraestrutura
01/01/2013 09h14

Desobstrução de drenagem

Com as chuvas, o lixo lançado indevidamente nas ruas escorre para as bocas-de-lobo, provocando obstruções na rede de drenagem. Para evitar a formação de pontos de alagamento, a Prefeitura de Aracaju desenvolve permanentemente o serviço de desobstrução de bueiros, bocas-de-lobo e de galerias da rede. O Programa de Prevenção de Alagamentos implantado pela Emurb monitora as principais vias da cidade, realizando estudos e intervenções visando a solucionar os problemas diagnosticados. Para fazer a sua solicitação, ligue-nos: (79) 3179-1619 ou envie um e-mail para: comunica.emurb@aracaju.se.gov.br.


Manutenção da malha viária

Com o passar dos anos, a incidências das chuvas e o intenso fluxo de veículos pesados podem provocar rompimentos, buracos, fissuras ou afundamentos na pavimentação de paralelepípedo ou asfáltica. Visando manter a trafegabilidade das vias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb, desenvolve diariamente os serviços de manutenção na malha viária do município.
Quando a pavimentação apresenta apenas desgastes pontuais, a empresa realiza o serviço de tapa-buraco. Já quando o tempo de vida da pavimentação compromete o tráfego de veículos, a Emurb pode realizar o recapeamento asfáltico (em ruas com pavimentação de asfalto) ou capeamento asfáltico (em ruas com pavimentação de paralelepípedo).
Em vias que possuem material de base (piçarra), a Emurb realiza serviços rotineiros de terraplenagem para garantir o acesso aos locais. Para solicitar qualquer um desses serviços, ligue-nos: (79) 3179-1619 ou envie um e-mail para: comunica.emurb@aracaju.se.gov.br.


Manutenção de Praça

Além do projeto de urbanização e reurbanização de praças da cidade, a Prefeitura de Aracaju realiza a manutenção periódica desses logradouros com os serviços de pintura, recuperação de parque infantil, alambrado de quadras, monumentos e revitalização da iluminação. Para qualquer sugestão, dúvida ou solicitação, ligue-nos: (79) 3179-1619.


Iluminação

O crescimento urbano exige investimentos proporcionais na expansão da rede de iluminação pública. Por meio da Emurb, a Prefeitura de Aracaju realiza um trabalho permanente de implantação dos conjuntos de iluminadores (braço, luminária, lâmpada e célula fotoelétrica) na rede de distribuição elétrica da capital. Para solicitar a implantação do conjunto, basta ligar para a assessoria de comunicação (79) 3179-1619, tendo em mãos o número do Código do Consumidor (CDC) que vem em destaque na conta de luz.
Vale lembrar que a manutenção das lâmpadas é feita diretamente pela concessionária de distribuição de energia. Para solicitar a troca de lâmpadas, entre em contato com a Energisa na Central de Atendimento ao Consumidor: 0800 - 790196.


Placas de Identificação

O projeto "Cidadania Urbana" está promovendo o ordenamento dos nomes de logradouros públicos da capital, implementando a fixação de novas placas de identificação e conjuntos de sinalização nas áreas comerciais e residenciais da cidade. A aplicação do projeto foi iniciada no centro comercial de Aracaju e está em andamento nos demais bairros, seguindo o cronograma preestabelecido.
Lembramos que a Emurb realiza apenas a fixação das placas; a nomeação dos logradouros (ruas, travessas, avenidas e praças) é de responsabilidade da Câmara Municipal de Vereadores. Para qualquer dúvida, ligue-nos: (79) 3179-1619.


Fiscalização de obras

O Código de Obras de Aracaju prevê um conjunto de direitos e deveres que o cidadão deve estar atento na hora de construir ou reformar a sua residência. Para coibir práticas que ferem essa norma legal, a Emurb possui o Departamento de Fiscalização de Obras que diariamente realiza vistorias em diversos bairros da cidade. Para realizar uma denúncia anônima de obra irregular, ligue-nos: (79) 3179-1619 ou (79) 3179-1632.
Para evitar transtornos com sua reforma ou construção, o cidadão deve procurar a empresa, por meio da Central de Atendimento ao Cidadão que fica localizada na sede da Emurb, Avenida Augusto Franco, 3340, bairro Ponto Novo. Nesse local, além de obter informações, o morador pode dar entrada em processos de regularização, habite-se, demarcação de solo, desmembramento, remembramento e licenças para reforma e construção. É importante frisar que para dar entrada nesses processos, o cidadão deve possuir a escritura do imóvel e estar em dia com o pagamento do IPTU. Para qualquer dúvida, ligue-nos: (79) 3179-1658.


Como fazer a sua solicitação via internet

O portal da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br) possui um importante veículo para o relacionamento com a população, o Fala Cidadão. Para realizar a sua solicitação, clique aqui e selecione a opção EMURB na guia de departamento.
É importante que o cidadão preencha corretamente todos os dados dos campos nome, telefone, e-mail e endereço completo, porque entraremos em contato para fornecer o número de registro da solicitação. Esse número deverá ser guardado para o acompanhamento do pedido.
No campo mensagem, deve constar obrigatoriamente o endereço completo com: nome da rua, número da casa, conjunto, loteamento, residencial ou povoado (se possuir), bairro e, se possível, algum ponto de referência próximo ao endereço para facilitar a rápida localização do pedido. Caso os campos de acesso ou o endereço estejam incompletos, a solicitação não poderá ser registrada por insuficiência de dados.
A Emurb ainda possui o atendimento por telefone (79) 3179-1600 e pessoalmente na assessoria de comunicação na sede da empresa, localizada na avenida Augusto Franco, 3340, bairro Ponto Novo. O horário de funcionamento é de 8h às 13h e das 15h às 17h.