1º Campeonato Interno do Projeto Um Salto na Educação será realizado na quinta, 28

Juventude e Esporte
27/09/2023 11h32

Será realizado nesta quinta-feira, 28, a partir das 8h, no Parque Aquático Zé Peixe, no bairro Treze de Julho, o 1º Campeonato Interno do Projeto Um Salto na Educação, gerenciado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), que tem o apoio da Secretaria da Educação (Semed) nesta iniciativa.

Em Aracaju, o projeto conta com 144 alunos, entre 8 e 14 anos, de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), e selecionará quatro atletas, duas meninas e dois meninos, para o campeonato nacional, em Brasília, de 17 a 20 de novembro, junto aos representantes das outras nove sedes do projeto.

Com a realização do projeto e a oportunidade dessa experiência para os alunos, o secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, destacou a importância de difundir essa modalidade e trazer mais crianças e jovens para o esporte.

“Esse é um dos projetos que mais me encantaram. É uma modalidade  ímpar e nós estamos colaborando com os primeiros passos para que ela cresça aqui na capital, no estado, para que possamos revelar grandes talentos. Então, esse campeonato interno é um marco importante, fruto de um trabalho de inclusão social que desenvolvemos há muito tempo na secretaria”, pontua com entusiasmo o gestor.

A coordenadora do projeto, Larissa Barata, ressalta a relevância do aprendizado dessa modalidade e a experiência de uma competição para a formação dos alunos, de forma pessoal e como atletas.

“Sabemos o quanto o esporte modifica as pessoas, na saúde, na educação, o quanto ele é valioso, porque ensina para a vida, para enfrentar obstáculos que pensamos ser insuperáveis. O esporte nos mostra que, com paciência, com dedicação, é possível. É um projeto e uma competição que vão agregar bastante, despertando ainda mais o interesse por essa modalidade nova aqui em Aracaju”, relata a ex-atleta olímpica.

Projeto Um Salto na Educação
“Um Salto na Educação” é um projeto de ensino de saltos ornamentais, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil) e com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), financiadora da iniciativa.

Para Aracaju, o projeto foi captado pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, que o executa com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, e as aulas são realizadas no Espaço Aquático Zé Peixe, de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

Além de Sergipe, mais nove estados já desenvolvem o projeto. No Nordeste, há polos em Alagoas, Ceará e Paraíba.