Projeto Verão 2024: pessoas com deficiência aproveitam banho de mar assistido e prática de bodyboarding

Juventude e Esporte
02/03/2024 17h51

O primeiro dia da Arena Esportiva no Projeto Verão 2024 foi repleto de emoção com a prática de bodyboarding e de banho de mar assistido para pessoas com deficiência na Praia da Cinelândia. Neste sábado, 2, durante o evento que é realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, 35 alunos do projeto Estrelas do Mar, acompanhados pelos 20 voluntários do projeto, mostraram na prática o poder de transformação da inclusão através do esporte.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, que é voluntário fiel do projeto, ressaltou a importância de incluir o Estrelas do Mar no quadro de atividades do evento. “Esta praia incrível só poderia ficar melhor com projeto Estrelas do Mar, que é um exemplo para todo mundo. Então, tínhamos que trazê-lo de novo para reforçar a pluralidade do nosso evento e a capacidade de inclusão que o Projeto Verão tem, proporcionando esse momento de alegria, por meio do esporte, para pessoas com deficiência”, afirmou o secretário.

A presidente do projeto, Francine Mocelin, destacou a parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Sejesp, em proporcionar essas ações no Projeto Verão 2024. “O Projeto Estrelas do Mar é uma iniciativa filantrópica e estar em parceria com o município é muito bom para nós. É uma oportunidade de mostrar que a pessoa com deficiência também pode participar do esporte”, disse a profissional de educação física.

Os voluntários são fundamentais para o desenvolvimento do projeto e não poderiam ficar de fora desse momento tão especial. Cleverton Bass participa do projeto há dois anos, desde quando conheceu as atividades do Estrela do Mar durante o seu estágio na faculdade. “É um privilégio muito grande participar de um projeto como esse, onde você acha que vai ajudar, mas, na verdade, é ajudado a crescer como pessoa. Essa iniciativa de inserir o Estrelas do Mar nas atividades do Projeto Verão é muito enriquecedora, fazendo com que a nossa divulgação seja maior, assim como a divulgação do evento como um todo”, afirmou o professor de educação física.

Para a aluna do projeto, Suellen Garcia, de 33 anos, estreante nas atividades esportivas do Projeto Verão, este sábado foi único. “É muito bom poder vir pra praia e, não só ver o mar, mas também entrar na água”, disse a assistente social, que tomou banho de mar com a utilização da cadeira anfíbia.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.