Projeto Verão 2024: oficinas, duelo de MCs, competições marcam o 2º dia da Arena Criativa

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2024 20h00

O segundo dia de programação da Arena Criativa, atrativo que faz parte do Projeto Verão 2024, evento promovido pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, continuou destacando a pluralidade de linguagens artísticas locais, a partir de oficinas, duelo de MC's e competições de e-esportes neste sábado, 2.


O espaço foi pensado como uma alternativa complementar aos espetáculos da noite, dando oportunidade às diversas produções artísticas que estão presentes na capital, de forma a valorizar a cultura e os artistas locais.

“Acreditamos que a cidade de Aracaju é muito plural, então, quando montamos a Arena Criativa, usamos essa inventividade do nosso povo. Então, temos a arena games, a multicultural, com dança, música, artes urbanas, lugar para a garotada brincar, também para comércio, e isso, sem dúvida nenhuma, mostra que a cidade está preparada para dar passos importantes na economia e na valorização da sua cultura e do seu povo. Avalio muito positivamente este segundo dia”, explica o coordenador do Núcleo de Produção Digital (NPD), Anderson Hotblack.

A animação tomou conta do local já pela manhã, quando houve a oficina de forró e lambada, evento que atraiu dezenas de aracajuanos que transitavam pela Orla da Atalaia. Pessoas como a auxiliar administrativa Edisônia Teixeira, que se animou com a chance de se divertir e trocar experiências.  “A oficina foi muito animada, valeu muito a pena. É bom poder fazer novas amizades, conhecer gente. Achei ótimo!”, disse.

O turno da tarde contou com o aguardado Duelo de MC´s, com a presença de 16 artistas da região rimando de forma freestyle em cima dos beats. O vencedor foi JBeethoven, rapper da Barra dos Coqueiros. “Esse tipo de evento é muito importante para a cena do Hip-hop. Esse foi o meu terceiro ano tentando vencer e, desta vez, Deus abençoou o meu trabalho. Todos os MC’s que passaram por aqui tem um nível muito alto, então fico muito feliz pela vitória”, comemorou.

Tenda Games

Ao longo do dia, na Tenda Games, aconteceram as eliminatórias do E- Serigy Summer, tanto para o E-Football quanto para o League of Legends, colocando os melhores atletas frente a frente em partidas eletrizantes.  O jogador E-footbal Markstom Suelykovyk participa da competição pela terceira vez, sendo que foi campeão na primeira edição e ficou em terceiro lugar no ano passado. Desta vez, confirmou o favoritismo e foi campeão novamente. Para ele, poder competir no contexto de um evento dessa dimensão é uma grande oportunidade para desenvolver as modalidades online.

“Essa competição é importante, porque a gente sempre descobre novos talentos. É uma
troca de experiências que promove a competitividade e o interesse do público. Além disso, esse apoio do poder público é fundamental, abre portas, com certeza”, ressalta.

Na Arena Criativa há espaço também para os pequeninos aproveitarem, a partir do Arena Kids, que proporcionou hoje oficina de pipa, roda de leitura, brinquedoteca, parque inflável (cama elástica, futebol de sabão, touro mecânico, entre outros), além de malabarismo, mágica e palhaçaria. O número de opções de lazer e forma inclusiva com que elas foram dispostas chamou atenção da agrônoma Laila Maciel, que trouxe a prima Laila, de seis anos.

“Quando tem evento assim na cidade, as crianças sempre querem participar e com uma arena específica para elas dá para trazê-las com tranquilidade, então todo mundo curte, se diverte em um espaço seguro e gratuito”, ressalta.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.