Projeto Verão 2024: videomonitoramento e tecnologia de reconhecimento facial reforçam segurança

Defesa Social e Cidadania
03/03/2024 00h00

Para garantir a segurança do público que prestigia o Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, as forças de segurança, de maneira integrada, operacionalizam o sistema de monitoramento por câmeras. O recurso amplia a capacidade de observação dos espaços que compõem o evento e possibilita a rápida identificação de suspeitos ou pessoas com pendências judiciais, a partir do reconhecimento facial.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que as câmeras contribuem de maneira efetiva para a otimização dos trabalhos das equipes de segurança. "Esse é mais um evento de grande complexidade, para o qual nos preparamos de maneira integrada. Aqui no Projeto Verão 2024, que tem capacidade de receber até 100 mil pessoas por noite, nos unimos, Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, para angariar mais segurança para toda a população que vem prestigiar a programação", salientou.

O evento é monitorado por câmeras de alta resolução e alcance, com 360° de rotação, posicionadas estrategicamente e controladas pela base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), situada estrategicamente ao lado do palco. Além desses recursos, se somam ao monitoramento as câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública - Ciosp, controladas pela Polícia Militar de Sergipe (PMSE).

A tecnologia de reconhecimento facial está sendo empregada a partir de seis câmeras e drone, que proporcionam busca ativa na arena de eventos. Para acompanhamento, em tempo real, um grupo de trabalho composto por representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Justiça, atuam diariamente, em um posto de monitoramento montado na área da festa.

"Esse método de trabalho ocorreu com efetividade e sucesso no Réveillon 2024. Trouxemos ainda mais aprimorado ao Projeto Verão. Há utilização do banco de dados da Polícia Civil e da Secretaria de Justiça, com informações checadas em tempo real. Ação coordenada e integrada que apresenta resultados positivos para a segurança do público", destacou o secretário Silvio Prado.

Projeto Verão 2024
Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.