Projeto Verão 2024: Assistência Social lança campanha de conscientização

Assistência Social e Cidadania
03/03/2024 00h30

Março traz como marca a celebração ao mês da mulher, e nada mais justo do que aproveitar a oportunidade para relembrar a importância de combater, todos os dias, a violência de gênero. É pensando nisso que, durante o Projeto Verão 2024, evento organizado pela Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, a Secretaria Municipal da Assistência Social lança a campanha "Quando eu digo não, é não! Me respeite, mô fi!".

Realizada pela equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Cram), a campanha tem como objetivo conscientizar a população para o enfrentamento à violência contra a mulher, com distribuição de leques e tatuagens com a mensagem de que "não é não". Além disso, uma van de atendimento remoto foi disponibilizada com assistente social, psicólogo(a), educadora social, entre outros profissionais, para ofertar os atendimentos necessários à mulher que, de alguma forma, sinta que os seus direitos foram violados.

"Além de todas as outras políticas públicas que a Assistência Social traz para a festa, a exemplo do Camarote da Acessibilidade e das equipes de proteção à criança e ao adolescente e aos direitos humanos, a gente traz a campanha 'Não é Não' com a equipe do Cram, uma forma de mostrarmos às mulheres que elas não estão sozinhas e que, aqui no Projeto Verão, elas possuem equipes especializadas para atendê-las no que for necessário no âmbito socioassistencial", afirma a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos.

A coordenadora do Cram, Edlaine Sena, reitera que, iniciar o mês de março com a inserção da campanha ‘Não é Não’, no Projeto Verão, demonstra a preocupação que a gestão municipal tem com as mulheres, assim como cumpre com a missão de sensibilizar à população acerca do respeito.

"Essa campanha agora é uma lei federal, que abrange todos os estados do Brasil. A gente já trabalhava comessa temática anteriormente e a gente reforça aqui a necessidade da conscientização, da sensibilização das pessoas pelo respeito. A paquera tá liberada, com consentimento é sim, pode aproveitar, mas a partir do momento que a mulher resiste, que a mulher não está satisfeita com aquela iniciativa do homem, é preciso respeitá-la. Uma forma de alertar mais uma vez que é crime a importunação sexual, com prisão prevista de um a cinco anos", explica a coordenadora do Cram, Edlaine Sena.

A coordenadora completa que o Cram está disponível para ofertar todos os atendimentos pertinentes à mulher. "A gente traz aqui para o evento caso alguma mulher sofra algum tipo de violência, as equipes estão aqui para fazer o atendimento, o acompanhamento dela, seja até a Delegacia Especializada em Atendimento para a Mulher [Deam], até a própria residência. É importante que as mulheres saibam que elas não estão sozinhas, e que o ponto de apoio está aqui, fica ao lado direito do palco para quem precisar, acessar", conclui.

A estudante de psicologia, Aylly Oliveira, aderiu à campanha e destaca que é muito importante promover a conscientização, principalmente, em eventos como o Projeto Verão. "É importante trazer esse movimento, porque tem muita gente que vem para a festa para se divertir e acaba que às vezes passa por algumas situações que não são tão legais assim. Então, é importante que as pessoas comecem a se conscientizar de que quando é não, é não. E quando é sim, aí tá tudo bem. E é isso. Que todo mundo se diverta", disse.

Para a artesã Lai Santos, a campanha traz a mensagem de que estar em uma festa não dá liberdade para o desrespeito. "Isso é muito importante, porque a gente precisa dessa campanha, de qualquer movimento que seja feito em relação a isso, porque as pessoas ignoram, sei lá, estar um show, um ambiente com muitas pessoas, acham que ninguém vai ver ou que isso dá liberdade para fazer esse tipo de coisa, quando não dá, as pessoas merecem ser respeitadas, independente de onde estejam", pontua.

Projeto Verão 2024
Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.