Projeto Verão 2024: Camarote da Acessibilidade é sucesso de público na 2ª noite de shows

Assistência Social e Cidadania
03/03/2024 02h44

Gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, o Camarote da Acessibilidade montado para o Projeto Verão 2024 oferta 80 vagas, sendo 40 para pessoas com deficiência e 40 para acompanhantes. O diferencial neste grande evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, é a localização do espaço, que está instalado a 50 metros do palco principal. Neste sábado, 2, segunda noite da programação, o camarote recebeu cerca de 100 pessoas com deficiência e acompanhantes.

Luara, uma criança de seis anos diagnosticada com leucemia há 8 meses, foi uma das primeiras a chegar ao Camarote da Acessibilidade, acompanhada da mãe, Jaqueline Barros. “Luana vem de uma estrutura artística. Eu sou artista, meus filhos mais velhos também são e ela tem um amor muito grande pela arte da cantora Glória Groove, assim como também outros artistas que ela admira”, relata a mãe. 

Com o apoio da equipe da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do trabalho promovido no Camarote da Acessibilidade, foi possível realizar o sonho de Luara, que teve a oportunidade de conhecer a cantora Glória Groove em seu camarim. "Foi bem legal. Ela é linda. Vou esperar o show em cima do palco [Camarote da Acessibilidade]", disse a pequena logo após conhecer a cantora. 

"Começamos a trabalhar a música para ela não entrar numa depressão. Foi quando ela começou a aprender as músicas da Glória, e começou a ensinar outras crianças no hospital. Uma das que ela mais gosta é a Menina de Vermelho. Isso mostra o quanto a cultura é importante no tratamento de pessoas debilitadas e como se dá o acesso à cultura. O dia de hoje foi um marco muito importante. Lulu [Luara] me pediu para vir ao show de Glória, mas eu sei que é uma artista de fora do nosso estado, e quando vimos que Glória viria para Aracaju, eu falei "vamos tentar". Para não criar expectativas nela, então comecei a buscar amigos que pudessem me ajudar nessa luta e tivemos acesso ao Camarote da Acessibilidade. Assim chegamos ao pessoal da Assistência Social e agradecemos por este momento, de proporcionar alegria pra Luara" conclui, Iza Jaqueline, emocionada. 

Usuários satisfeitos

Adaptado às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o espaço oferece conforto, comodidade e segurança para a pessoas com deficiência que acessam a festa, contando, em sua estrutura, com rampa de acesso, cadeiras e banheiros exclusivos.

A aposentada Cleonice Batista conta que está sempre presente nos eventos do município, prestigiando o Camarote da Acessibilidade. Deficiente física, ela aprovou, mais uma vez, a estrutura e a localização do espaço. "Estrutura muito boa, nota 10 para o Camarote, a localização muito perto do palco, ótimo", conta.

Os estudantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) não perdem a oportunidade de aproveitar os eventos públicos da capital, e comparam a localização do Camarote deste ano, com o espaço disponibilizado na edição de 2023. Com a estrutura mais próxima do palco, os amigos conseguiram assistir aos shows com conforto e contam que se divertiram mais. 

“Ano passado fiquei triste porque não conseguimos visualizar direito. Mas, hoje estamos gostando, porque todos veem e conseguem aproveitar bastante. É importante que tenha a presença de um intérprete para ajudar todos os grupos", opinou o estudante Domini Xavier à equipe da Assistência Social, com a ajuda da coordenadora da instituição, Dayse Xavier. 

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.