Projeto Verão 2024: artistas locais marcam último dia do Viradão do Forró

Agência Aracaju de Notícias
03/03/2024 15h17

O Projeto Verão 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, é uma festa plural e diversificada, que atende aos mais variados gostos musicais, culturais e esportivos. Com intuito de expandir este evento grandioso, a gestão municipal realizou, durante os três dias de festa, o Viradão do Forró, na Orla Pôr do Sol. A iniciativa, organizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), reuniu mais de 10 artistas sergipanos, valorizando e dando visibilidade aos talentos da região.

Neste domingo, 3, quem deu inícios às celebrações foi o Trio Piauí, que animou os turistas e aracajuanos presentes. Em seguida, o Scurinho Zabumbada deu continuidade a festa. Às 13h, a banda Fuzuê subiu ao palco e colocou a galera para dançar, seguidos do Forró XoteMania, Danny Martins e encerrando com o Balança Eu, que deixou o público com gostinho de quero mais.

O Trio Piauí agradeceu o convite da Prefeitura de Aracaju e disse que se sentiram valorizados por parte dos gestores. Eles disseram que é sempre muito bom fazer parte das festas, a exemplo do Forró Caju, e que foi maravilhoso compor a programação do Projeto Verão. “Nós somos muito gratos pelo convite para participar do Projeto Verão 2024. A Prefeitura de Aracaju está sempre nos incluindo nos eventos realizados na capital e nós ficamos muito felizes por sempre lembrarem da gente. Isso é maravilhoso, porque leva o tradicional forró a todos os cantos da cidade”, diz. 

A jornalista Lucivânia Pereira dos Santos, 36 anos, moradora de Aracaju, diz que esses momentos de lazer, proporcionados pela gestão municipal, enaltece e valoriza os artistas da região. Ela destaca as belezas naturais presentes em Aracaju, em especial na Orla Pôr do Sol, e conta que tem orgulho de onde vive e faz questão de convidar suas amigas para conhecerem sua cidade e presenciarem o autêntico forró.

“É uma ótima oportunidade de sair um pouco da rotina, para curtir tanto na beira do mar quanto às margens do rio, aproveitando os diversos pontos turísticos da nossa cidade, mostrando que a geografia de Aracaju é bonita em todos os cantos, com opções de lazer em todos os lugares. Esses eventos culturais são muito importantes porque enaltecem os talentos dos nossos conterrâneos e mostram para os turistas que nos visitam o melhor que nós temos na cidade. O zelo que a Prefeitura de Aracaju tem em proporcionar esses momentos e cuidar para que dê tudo certo é o indicativo de que temos alguém olhando e preservando nosso tradicional forró”, declara Lucivânia.

O sergipano, natural de Pacatuba, Maurício Santana, 59 anos, expressa a felicidade que sente ao ver que os artistas que estão começando também são vistos e lembrados pela Prefeitura de Aracaju. Para ele, essa festa deveria acontecer o ano todo por considerar muito bom poder almoçar ouvindo um artista talentoso tocar, apreciando a vista que só a Orla Pôr do Sol proporciona. “Eu moro aqui há 15 anos e eu consigo ver o quanto a cidade vem melhorando e incentivando o turismo cada vez mais. A comunidade que vive aqui consegue vender seu produto aos turistas que visitam nossa cidade, oferecer seus passeios, tudo isso enquanto ouvem boas músicas e aproveitam o ponto turístico. A Orla Pôr do Sol é um ótimo espaço para realizar essa festa, está tudo bonito e organizado”, afirma Maurício.

A baiana, que mora em Petrolina, Verônica Monteiro, foi convidada por sua amiga para conhecer Aracaju. Ela conta que é a primeira vez que está aqui, mas já está adorando a cidade e pretende voltar mais vezes. “Nós visitamos a orla da Atalaia para prestigiar os shows musicais que acontecem na areia da praia e hoje decidimos vir na Orla Pôr do Sol. Foi maravilhoso chegar aqui e ser recepcionada com muito forró e música boa. Minha estadia tem sido agradável, a festa é muito organizada, tem policiamento e eu me sinto muito segura”, diz.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.