Investimentos em TI modernizam e dão autonomia à Procuradoria-Geral de Aracaju

Procuradoria
26/08/2021 12h00

Respostas a processos que duravam dias agora podem ser efetuadas em poucas horas. Essa mudança radical foi possível a partir dos investimentos da Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Aracaju em modernização e em Tecnologia da Informação (TI). 

O procurador-geral do Município, Sidney Amaral Cardoso, explica que, anos atrás, todo o processo de comunicação da PGM se fazia por meio de papel, se o Município fosse citado em uma ação civil pública era recebido um processo de citação, com uma cópia da petição inicial. “Então era necessário pegar esse documento que existia fisicamente, tirar uma cópia, enviar para a secretaria responsável”, relembra. 

Com a implantação do sistema 1Doc pela Prefeitura de Aracaju, todo o processo de comunicação se tornou virtual. “Hoje a gente recebe tudo digital da Justiça, e encaminha também de forma digital para as secretarias. Aquilo que demandava até dez dias para estabelecer um processo de comunicação, a gente já consegue obter uma resposta em horas”, relata Sidney. 

Além da virtualização dos processos de comunicação, a PGM investiu na digitalização do acervo, que passou a ser arquivado em nuvem. “Foram digitalizados, arquivados e enviados para a reciclagem aproximadamente sete toneladas de papel. Com o dinheiro arrecadado, foram compradas lâmpadas de LED para nossa sede no Centro”, destaca o subprocurador Thiago Carneiro.
 
Avanços e autonomia 
Para atender à necessidade constante de inovação, a PGM investiu na contratação de especialistas da área de TI para o Departamento de Tecnologia, que atualmente conta com um setor específico de desenvolvimento de software. 

“Além de garantir o suporte para nossa infraestrutura de rede, hoje várias demandas que surgem, seja de necessidades de softwares ou de aplicativos, a gente já consegue desenvolver aqui dentro mesmo, para atender às nossas necessidades”, informa Thiago. 
 
O corpo de servidores especializados para atender às demandas ligadas à TI garantem autonomia e o atendimento mais preciso das demandas, além de uma maior celeridade dos processos, pois não há necessidade de contratação de serviços externos à Prefeitura para desenvolver os projetos e produtos. 

Esses investimentos em pessoal na área de TI possibilitaram à PGM desenvolver o Libra, plataforma revolucionária que integra todas as instâncias da Justiça em um único sistema, garantindo maior celeridade e segurança para os procuradores municipais. 

O procurador-geral avalia que o investimento em modernização é uma via de mão dupla, com benefícios para a PGM, para a administração pública e para a sociedade, pois há maior economia de recursos, além de mais celeridade, segurança e transparência nas práticas jurídicas. 

Segundo Sidney, essas ações de inovação são uma diretriz da Prefeitura de Aracaju, que está sempre investindo em melhorias nos processos internos e nos serviços ofertados para a população.
 
“A modernização é um caminho sem fim, o processo não se conclui, a gente vai se modernizando sempre, buscando soluções inteligentes, que impactem positivamente nossas demandas internas e a vida da população”, enfatiza o procurador-geral.