Prefeitura promove mais uma oficina de confecção de puffs com material reciclável

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2021 13h30

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do "Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro", promoveu na manhã desta segunda-feira, 13, mais uma oficina para confecção de puffs - assentos acolchoados - a partir da utilização de materiais recicláveis, a exemplo de pneus, madeirites e espumas.
 
A ação foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luíza Mesquita Rocha, situada no bairro José Conrado de Araújo, zona Oeste da capital, com a participação de crianças da pré-escola, as quais, na semana passada, participaram de outra atividade de conscientização ambiental: a implantação de uma horta no terreno da escola.
 
A atividade faz parte do conjunto de ações de cunho ambiental, cultural e social do Construindo para o Futuro, que estão sendo promovidas pelas secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Meio Ambiente, da Educação e da Assistência Social, como contrapartida da Prefeitura às obras de urbanização executadas nos bairros 17 de Março e Santa Maria, além de outras áreas da cidade, possibilitadas por meio de financiamento de mais de R$ 400 milhões conquistados pelo Município em 2019 junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  
 
A coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju e engenheira florestal da Secretaria do Planejamento, Heloísa Taís, lembrou que a oficina é mais uma ação que a Prefeitura de Aracaju desenvolve junto às comunidades que estão recebendo ou que vão receber obras financiadas pelo BID e que, no caso da confecção dos puffs, o principal objetivo é semear nas crianças a consciência ambiental, principalmente no tocante ao descarte irregular de resíduos sólidos.    

"Essa oficina é de fabricação de puffs com pneus reciclados. É mais uma ação do Município de Aracaju, junto às comunidades. É um trabalho de educação ambiental e patrimonial de forma contínua. Já foram realizadas diferentes atividades aqui na escola, como teatro, atividades lúdicas, dinâmicas, implantação de uma horta, sempre com a sensibilização das crianças quanto à conservação da natureza, a importância da arborização. Hoje estamos encerrando a primeira etapa deste trabalho. A fabricação desses puffs ajuda a sensibilizar esses guardiões da natureza para a problemática dos resíduos sólidos", afirmou Heloísa Taís.
 
A coordenadora pedagógica da escola, Denise de Melo Souza Ferreira, disse que as atividades desenvolvidas foram transformadas em projeto pedagógico. "A escola já tinha atividades sobre o meio ambiente antes da pandemia e essa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente só veio a enriquecer esse projeto, que trouxe a questão da ludicidade, com o teatrinho, a plantação da horta, isso tudo veio a enriquecer. É uma sementinha que coloca na cabeça deles, para que eles levem para o resto da vida essa conscientização ambiental. Já fazíamos essa prática, porque aqui tem uma área verde muito extensa, então, vamos dar continuidade", elogiou.

Para a estagiária de Teatro da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sema, Ana Caroline Magalhães Soares, na prática, as crianças aprendem a reutilizar materiais que iriam para o lixo e, por conseguinte, poluir a natureza.

"Na prática, vamos ensinar às crianças a utilizar materiais que iram para o lixo, mas que a gente pode usar em nosso dia a dia, evitando, assim, os impactos ambientais, o descarte irregular de lixo. Esse tipo de ação é importante ter um acompanhamento desde cedo para que, lá na frente, a gente possa gerar adultos mais conscientes sobre os impactos ambientais", observou.

As obras

Capitaneado pela Prefeitura de Aracaju, o Programa de Requalificação Urbana está realizando uma reformulação urbanística nos bairros Santa Maria e 17 de Março, além de outras áreas de extrema vulnerabilidade social.

O objetivo é levar desenvolvimento econômico e social a partir da construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma maternidade e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).