Prefeitura reforça iluminação no Monumento aos Formadores da Nacionalidade

Infraestrutura
29/03/2022 17h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), realiza a instalação de nove novos refletores no Monumento aos Formadores da Nacionalidade, equipamento urbano localizado na Orla da Atalaia. A gestão municipal faz a troca de cinco aparelhos de iluminação e instala mais quatro.

As lâmpadas dos refletores têm a tecnologia LED e 50 watts de potência, capacidade suficiente para deixar o local bem iluminado e coibir atos de vandalismo. No último dia 19, duas estátuas foram encontradas derrubadas no local, as quais foram prontamente reposicionadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Executado pelo Consórcio Conecta Aracaju S/A, o serviço será levado, nos próximos dias, a outros equipamentos importantes da Orla, como o Mundo da Criança e o Oceanário de Aracaju. Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, apesar de parecer um serviço de menor importância, a iluminação garante maior evidência ao monumento, que remete a personagens de importância valorosa para a memória nacional.

"Além disso, turistas sempre costumam visitar e fotografar, e isso de certa forma ajuda a espalhar a atratividade da nossa Orla. Ainda tem o adicional de que uma melhor iluminação pode coibir a ação de pessoas mal intencionadas, que queiram depredar o nosso patrimônio”, considera o gestor.

Um dos principais pontos de atenção de visitantes e turistas da Atalaia, o Monumento aos Formadores da Nacionalidade homenageia alguns dos principais nomes da história do Brasil, a exemplo de Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Princesa Isabel e Dom Pedro II.

Em outubro do ano passado, o espaço foi revitalizado pela Emsurb, que fez a limpeza da oxidação das estátuas, aplicação de verniz e material protetor para evitar a ação mais rápida da maresia, além do nivelamento do solo, reposição da grama danificada e substituição de algumas plantas ornamentais que compõem os arranjos dos jardins.