Prefeitura constrói novo Ecoponto no bairro 18 do Forte

Obras e Urbanização
22/06/2022 11h51

Com um trabalho que visa instituir uma cidade moderna, inteligente e com qualidade de vida, as pautas relacionadas ao meio ambiente são um dos eixos prioritários da atual gestão municipal. Neste sentido, buscando consolidar o estímulo ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), constrói uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto) no bairro 18 do Forte.

O principal objetivo dos Ecopontos, geridos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), é dar destino adequado e eliminar os focos de descarte irregular de resíduos sólidos , como canais e terrenos baldios, oferecendo à população um local adequado para depósito de materiais recicláveis e reutilizáveis, eletrônicos, restos de construção civil e outros resíduos volumosos.

As estações não recebem lixo domiciliar, e todo o material recolhido é encaminhado a cooperativas de reciclagem em Aracaju.

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o serviço segue em ritmo satisfatório. “A obra tem um andamento muito bom. Agora, estão sendo construídas a guarita e o muro do Ecoponto, e ela prevê a construção de um depósito de recicláveis, pátio de manobra de veículos, guarita, passeios e a implantação de instalações elétrica e hidráulica, além de terraplenagem e pavimentação asfáltica”, detalha.

“De acordo com levantamento feito pela Emsurb, em Aracaju havia mais de mil pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, e os Ecopontos são fundamentais para a redução desta prática. Portanto, estamos colaborando para levar à população consciência ambiental”, considera Ferrari.

O espaço é ideal para deslocamento das caixas coletoras e a entrada e saída dos caminhões, e é equipado com contêineres de menor porte para receber vidro, papelão, resíduos de eletrodomésticos e ferro, outra caixa que recebe poda e restos dos móveis, chamados de volumosos, e mais uma para depósitos de resíduos de construções. 

A obra é fruto de um investimento de R$ 211.915,78, provenientes do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com o Planejamento Estratégico, o plano da Prefeitura é completar 18 ecopontos, atendendo a todas as regiões da cidade e zerando o descarte irregular de resíduos sólidos.

Funcionamento

São cinco ecopontos em atividade na capital, nos bairros Ponto Novo, Santos Dumont, Coroa do Meio, 17 de Março e Bairro Industrial. Os aracajuanos podem entregar os materiais de forma gratuita de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h.