Novas obras do Programa de Requalificação Urbana estão em fase licitatória

Agência Aracaju de Notícias
24/02/2021 10h40

O ano de 2021 será marcado pela gradativa retomada do crescimento, depois de meses de recolhimento e incertezas provocados pela pandemia. Um dos motivos para renovar a esperança, na capital, é o Programa de Requalificação Urbana "Construindo para o Futuro", que está sendo executado com o financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Com um investimento de mais de R$400 milhões, o programa transformará a cidade em um canteiro de obras, que trarão melhorias diretas para toda a população. Neste momento, quando ainda é necessária muita cautela para conter a pandemia, a Prefeitura de Aracaju está trabalhando nos trâmites licitatórios para dar prosseguimento às obras do programa.

Já está em andamento a licitação para o plano de manejo do Parque Poxim, com assinatura de contrato prevista para o mês de março. No primeiro trimestre deste ano, serão realizadas, ainda, as licitações para infraestrutura e elaboração dos projetos complementares das unidades habitacionais do Lamarão e para cercamento do Parque da Sementeira.

O secretário da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, informa que, neste momento, a prioridade está sendo a obra da avenida Perimetral Oeste e a reforma do Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.

“Quando os processos licitatórios estiverem em andamento, faremos a discussão da parte técnica das execuções dos projetos. São obras de grande porte, que exigem um trabalho constante das equipes da prefeitura para que possam ser executadas”, ressalta.

Andamento do programa
Ao longo de todo o ano, serão realizadas novas licitações para início de mais obras, a exemplo do inventário da arborização na capital, da execução da infraestrutura das unidades habitacionais no Lamarão e a licitação da primeira etapa da Perimetral Oeste, maior empreendimento do programa.

Além das obras em fase licitatória, em 2021 foram iniciadas seis novas obras do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju: duas Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos), uma no Ponto Novo e outra no Inácio Barbosa, e quatro praças no bairro 17 de Março, com previsão de entrega à comunidade ainda no primeiro semestre deste ano.